Otan ataca complexo de Kadafi

25/07/2011 16:59

Trípoli Explosões atingiram o centro de Trípoli pela segunda noite seguida e o Reino Unido diz que semanas de bombardeio da Otan já causaram danos extensos no fortemente protegido complexo do ditador Líbio, Muammar Kadafi.

O líder da Líbia segue agarrado ao poder, apesar de uma campanha aérea da Otan que já dura quatro meses e de um longo conflito com os rebeldes que já tomaram boa parte do país da África do Norte e exigem o fim do governo de 41 anos.

As explosões atingiram Trípoli por volta de 1 hora da manhã (horário local) de ontem, um dia depois da Otan ter atacado o que ela diz que era um posto de comando militar em Trípoli.

O Major General Nick Pope, chefe de comunicações da equipe de defesa, disse que um avião da Royal Air Force atingiu as altas paredes do complexo de Gaddafi em Bab al-Aziziyah.

"Kadafi tem se escondido do povo líbio atrás dessas paredes há décadas. O grande complexo de Bab al-Aziziyah não é apenas a sua residência pessoal, mas abriga também a principal sede do seu regime, com instalações de comando e controle e um quartel do Exército", disse o general Pope.

Os ataques sucessivos da Otan nas últimas semanas têm causado grandes danos nas instalações militares do complexo.

Enquanto a guerra se arrasta, o Ocidente espera que se chegue a uma negociação.