PROGRAMA SIMONTON - TRATAMENTO DO CANCER PIONEIRO DO GÊNERO NO BRASIL EM UMA CASA ESPIRITA.

26/08/2011 08:34

Por New York Times / Video fonte Uol Notícias

Entenda como o câncer se desenvolve e suas possíveis causas

Em fevereiro de 2011, o Grupo Espírita Manoel Bento através da sua diretora de doutrina Marinez Dantas Lopez Bela, iniciou um trabalho de atendimento ao paciente de câncer.

A coordenação é realizada pela psicóloga Solange Matilde da Silva, que também já passou pela experiência de ser acometida por um câncer de mama e depois de 2 anos uma metástase óssea, hoje representa os paciente no comitê de ética em pesquisa do Instituto do câncer Dr. Arnaldo e se dedica com uma grande equipe no Grupo Espírita Manoel Bento a receber esses pacientes, dando apoio espiritual, psicológico, jurídico e orientações através de palestras para as famílias envolvidas.

O tratamento psicológico é baseado num programa americano criado por Carl e Stephanie Simonton, intitulado Programa Simonton e demonstrado no livro Com a Vida de novo do mesmo autor, onde cada paciente aprende em primeiro lugar um processo de relaxamento e visualização, o relaxamento leva o paciente a reduzir os efeitos corporais do estresse e da tensão, aceitando seu corpo de novo e retomar a capacidade para recuperar a saúde. O relaxamento é seguido de uma visualização, uma estimulação das imagens mentais focadas no sistema imunológico da pessoa. Há todo um programa para resgatar o comprometimento do indivíduo consigo mesmo e voltar a viver. São Trabalhados os seguintes tópicos: Tensões anteriores a doença, benefícios da doença, recaídas, exercícios físicos, aconselhamento especializado, superar ressentimentos, estabelecer objetivos de vida, participação no processo de cura e apoio familiar.

Com esse trabalho o Grupo espírita Manoel Bento pretende auxiliar o paciente de câncer a compreender sua doença e por meio do atendimento fraterno buscar amenizar o impacto da doença na vida da pessoa.

 

Dra. Elmira S. Xavier

Advogada Criminalista em São Paulo.

draelmira@flagranteurbano.com.br